25 de set. de 2011

Darwinismo social

Foto0538

Sinceramente não vejo como afirmar um recrudescimento da idéia de superioridade natural de alguns indivíduos e grupos sobre outros, preconizada pelo darwinismo social, tenho visto sim o aumento de campanhas contra esses comportamentos sociais por conta de uma posse de liberdade que cada um já tem e alguns ainda não se deram conta e, também de uma divulgação maior dos acontecimentos proporcionada pela facilidade da exposição e rapidez de divulgação dos meios de comunicação como internet principalmente. Sempre existiram esses comportamentos; hoje são mais enfatizados, o que dá uma impressão de aumento. A violência contra a mulher, por exemplo, sempre existiu, hoje se torna mais visível pois os meios estão facilitando uma denúncia com riscos de retaliação do denunciado serem minimizados, o que não acho ser suficiente. Deveria ser totalmente garantida a segurança para a pessoa denunciante e assim, tornar a lacuna invisível dos que não denunciam cada vez mais visível para que as mensurações sejam efetivamente reais. Acredito que essa liberdade plena se adquiri com uma educação de verdadeiros valores sociais que mostram a cada cidadão o que ele realmente é, representa e onde pode chegar na sociedade em que vive. Os atores que se apresentam nessa cena de comportamento errante no que tange o social, independente de classe ou qualquer outra coisa, se mostram justamente pela falta dessa educação social. Enfim, apresentá-lo ao horizonte sem limites do prazer que é viver bem socialmente será um bom começo para sermos o que nascemos para ser, um ser realmente social mesmo com nossas diferenças.


Upload 01: O PRATO DE ARROZ - Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele vira-se  para o chinês e pergunta:- Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde:- Sim, geralmente na mesma hora em que o seu vem cheirar as flores!

"Respeitar as opções do outro "em qualquer aspecto" é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Nunca julgue. Apenas compreenda!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...